22.11.08

Ao sabor das letras

Ou explicação do nome, o que você preferir.


As palavras têm sabor, sabia? As letras têm sabor.

Se tem alguém lendo isso, e essa pessoa gosta de ler, ela já sabe de um tipo de sabor que as palavras têm. Aquele sabor doido, hipnotizante, capaz de fazer a gente voar.

Tá. :)

Mas o sabor a que me refiro aqui é um sabor... sabor. Saca? Sabor de comida mesmo.

E elas têm mesmo, eu descobri isso outro dia.

Eu comecei a pensar em quando as pessoas falam que você "comeu uma letra", quando falta uma letra em certa palavra... Daí, eu imaginei alguém falando que eu comi a letra "S" , e aí eu comecei a brisar, imaginando que o sabor do S e do R seriam ambos salgados, talvez até complementares, porém o S seria um salgado mais fugidio (como um macarraõ só no óleo), e o R, um salgado mais "certinho, quadrado", bem salgado mesmo (como aqueles kibes de festinha de criança). Imaginei também que eles se complementariam muito bem.

Daí eu pensei no L, oposto ao R, e que ele teria um sabor mais adocicado, e, por isso mesmo, colocar os dois juntos, RL ou LR, seria um prato mais "desafiador" ;)

Mas igualmente palatável, dependendo, é claro, de chef e do lugar em que se faz o prato.

Por exemplo, no Brasil, nas receitas que incluem R e L juntos costuma-se cozinhar cada um separadamente, diferenciar bem os sabores de cada um, para que se possa apreciar as características de cada um (a receita CARLOS, por exemplo... você consegue muito bem sentir o sabor o R do L, de cada um).

Já nos EUA e nos países de língua inglesa, costuma-se fazer uma coisa homogênea (talvez uma espécie de purê :P) com o R e o L, seus sabores se confundindo, e, por isso, sendo mais difícil de ser apreciado ao paladar brasileiro (por exemplo, a palavra WORLD, ou a palavra GIRL... nelas, o R e o L formam uma coisa só, e os brasileiros em geral tem uma certa dificuldade ao experimentar essas palavras).

Assim, a receita de WORLD, por ser mais difícil e apreciada por menos gente, é considerada por muitos mais refinada... Já outros pensam que o refino das receitas de palavras não tem a ver com esse elitismo, e sim com a boa composição de certas palavras, como a palavra SÍLABA, vários sabores numa mesma palavra e pronúncia deliciosa... ou a palavra PÉ, de sabor forte e absoluto...

Mas aí vai da filosofia de cada um :)

Post dedicado à Penny ^-^b

2 comentários:

Anônimo disse...

aiai... brisas por blog: não tem preço.

Existem coisas que o dinheiro COMPRA, para todas as outras existe a Jú. (aceita o Br. a Taiwan!)

Penny disse...

Post para mim? :D Obrigadinha!
Eu achei esse texto mesmo genial! As palavras têm mesmo sabor e talvez eu nunca tenha pensado nisso... mas a sua imensa sabedoria me leva a perguntar: que sabor tem a palavra FRONHA?